terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Restaurante no Fim do Universo

Reli mais uma vez o livro apenas para poder "resenha-lo" aqui no blog.

Novamente Douglas Adams nos presenteia com outra maluquice! E quando digo maluquice digo no bom sentido, afinal, um livro que leva os personagens de um lado para o outro simplesmente em explosões de uma hora para outra TEM que ser louco. O bom de tudo é que a acidez do primeiro retorna, multiplicada por um número MUITO, MUITO GRANDE. Quarenta e dois, digamos.

Desta vez os "nossos" heróis vão tentar descobrir afinal de contas do que Zaphod Beeblebrox estava atrás e porque ele deu um "curto circuito" no próprio cérebro antes de virar presidente da galáxia. Dai por diante visitamos a sede do Guia do Mochileiro das Galáxias e visitamos o tal restaurante que, se você ainda não entendeu, se encontra no momento final do universo. Local este que gera um dos maiores problemas dos viajantes temporais, o tempo verbal correto para descrever os fatos.

Conversas com vacas-suicidas-falantes, chegada de profetas, shows de rock interplanetários e a descoberta da verdadeira origem da humanidade pontuam fatos cada vez mais interessantes na história do sr. Adams. Devo dizer que, como já lí todos os livros uma vez, este é com certeza meu predileto. Não perde tempo explicando algumas coisas como acontece no primeiro e fica direto destilando seu veneno social. Uma leitura mais que recomendada!

A edição lida, 2º volume da sextante porém agora já com a capa "normal", segue o mesmo diagrama da anterior, por isto não vou perder tempo explicando os detalhes.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fabulas - O Ultimo Castelo

Sabe aquele negocio que você ouve bastante falarem bem, mas não consegue chegar a conhecer por você mesmo? Pois isto é Fabulas.

É a primeira vez que falo aqui de Historia em Quadrinhos, mas esta vale a pena, pertence ao selo Vertigo Selo Adulto da DC(mesma editora do Superman), onde saem Sandman, Hellblazer(vide Constantine, o Filme) e muito outros, são historias que no Brasil normalmente saem em encadernados de valor salgado e como não recomendados para menores de 16 anos.

Basicamente a premissa da serie é que o mundo dos contos de fadas foi dominado por um inimigo conhecido apenas por O Adversario, extremamente cruel e os personagens depois de lutarem encarnecidamente fugiram para nosso mundo onde se instalaram alguns na Cidade das Fabulas(os com aspecto humano), que fica em Nova York, e os outros numa fazenda.

A primeira coisa que aparece é que os personagens são muito diferentes do que aparecem nas historias que ouvimos em criança, o Príncipe Encantando, por exemplo, é um tremendo trambiqueiro, separado 2 vezes(Branca de Neve e Bela Adormecida) e em vias de se separar da Cinderela, Branca de Neve é uma executiva bem sucedida que comanda a Cidade das Fabulas, o Lobo Mau virou xerife e por ai vai.

Este primeiro contato meu com a serie se deu na revista Pixel Magazine, já descontinuada, onde o Menino Azul conta a Branca de Neve sobre o desencontro que fez com que ele viesse ao nosso mundo enquanto Chapeuzinho Vermelho, seu grande amor, ficou para morrer na ultima batalha contra o Adversário, o que deveria ter sido o contrario, uma vez que ela deveria estar no ultimo barco que cruzou o portal entre os mundos e ele ficara para morrer na batalha, sendo no ultimo instante enviado pelo comandante das tropas para acompanhar o barco, enquanto Chapeuzinho não embarcou para morrer ao lado do amado...muito emocionante.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Star Wars - O Livro

A alguns anos atrás, em uma cidade muito nem tão longínqua assim...

Eu adquiri um livro chamado "Herdeiros do Império" de um, até então, desconhecido Timothy Zahn. Na minha inocência eu achava que o tal Timothy era realmente o escritor do romance original de Guerra Nas Estrelas e o George Lucas era só um produtor que tinha se dado bem com um romance desconhecido. O tempo passou e eu aprendi a verdade. Que lucas havia escrito TODOS os filmes (incluindo os novos, mas parece que não roteirizou todos) e que o Timothy só havia escrito alguns livros do tal "universo expandido". A verdade só começou a chegar as minhas mãos quando o livro "Guerra nas Estrelas" me foi apresentado. Depois disto acabei perdendo o contato com o proprietário do livro e não pude mais vê-lo (o livro) até agora...

Capa da Mini-Série Império do Mal
Na semana passada consegui aquilo que, eu pelo menos, considero uma raridade. Uma edição de 1976 do tal livro. Está meio surrado o coitado, mas perfeitamente legível por isto devorei-o em um final de semana. Literatura rápida com poucas páginas (182 apenas) porém cheias de aventura como o filme. Não vou entrar em detalhes sobre como é a história apenas algumas pinceladas sobre os itens "a mais" que devem ser vistos:

1 - Alguns capítulos são dedicados a apresentar os amigos de Luke Skywalker. Biggs e uns outros desconhecidos aparecem com mais detalhes aqui.
2- Por algum motivo que eu desconheço Obi-Wan Kenobi é conhecido como Velhi-Ban Kenobi
3- C3P0 e R2D2 são Pezero e Erredois, respectivamente. Alguns anos depois a tradução de Império do Mal seguiria esta mesma idéia.
4- Darth Vader está em pé de igualdade com Moff Tarkin. Ao menos não é um capacho como no filme.
5- São 4 esquadrões de caça que atacam a Estrela da Morte e Luke é o Azul 5, não o Vermelho 5.
6- As cenas de incesto entre Luke e Leia estão mais escancaradas.

Imagem da capa do livro
Existem outros detalhes que talvez deveriam ser vistos mas em prol do prazer da leitura aos demais confrades irei me calar neste tocante.

Devo entretanto dizer que a leitura foi, devo dizer, excitante. Do primeiro ao último capítulo o livro me manteve cativo e voraz e tirando os nomes diferentes nada me distraiu ou conseguiu estragar o prazer da leitura. A edição foi meio, como direi, porca. Algumas linhas tortas, páginas mal cortadas e umas rebarbas na capa que, claramente não são originadas por maus tratos.

A entretanto algo que deve ser ressaltado e, talvez deveria ser levado as mãos do Sr. Lucas.

Como visto na página 90 do livro:
HAN ATIRA PRIMEIRO!