segunda-feira, 16 de março de 2009

A Clarissa do tio Erico

Buenas. Antes de explanar a minha opinião acredito que devo contextualizar o leitor dos fatos.

Como dito aqui o autor Erico Veríssimo foi, provavelmente, o autor do primeiro livro que comprei em minha vida e, portanto,  um ídolo na minha infância. Estranhamente nunca havia lido nada mais dele durante todo este tempo e confesso, sem muito orgulho, que normalmente os escritores conterrâneos não são os meus prediletos.

Dito isto, vamos aos fatos.

O livro é chato!

Não apenas chato, ele é maçante! Ele me torturou durante todas as cento e sessenta páginas com uma história enfadonha de uma criança interiorana que passa seus dias dando comida a galinhas, olhando uma criança doente no quintal vizinho e correndo (na maioria das vezes sozinha) pelas árvores do pátio da pensão em que mora.

Durante a leitura tive ganas de lançar o livro à parede por várias vezes pela expectativa criada de que algo fosse acontecer!

  • Clarissa ia à escola.
  • Clarissa voltava da escola.
  • Clarissa ia jantar.
  • Clarissa tomava café da manhã. (volte ao primeiro item)

Porém Clarissa não tinha vontade própria. Perdoem-me os amantes da arte de Erico, não vi alma na pobre garota! Não vi alma nos outros moradores da tal pensão que na maior parte das vezes me lembravam personagens dos meus próprios contos (que nunca serão publicados) todos eles possuidores da profundidade de um pires de uma xícara de café.

Realmente, se os professores resolverem obrigar a leitura deste livro em questão teremos mais um grupo de alunos que provavelmente nunca mais irá ler um livro na vida!

Fica, entretanto, um aspecto positivo. O mesmo autor de Clarissa nos brindou alguns anos depois com “O Tempo e o Vento” e “Olhai os Lírios do Campo”. O que me deixou muito curioso para fazer a leitura destas obras afinal, um livro tão enfadonho e depois sucessos de crítica deste tamanho só podem indicar um amadurecimento muito grande!

5 comentários:

Ricardo disse...

Poxa Cassiano, ja conseguiu terminar? vou acelerar para poder postar a minha opiniao tambem...

Cassiano Dal Pizzol disse...

a falta de jogos novos aliada a falta do que fazer aumentam meu tempo de ócio produtivo.

Ricardo disse...

Bom entao a partir de hoje vou meter o pé na jaca, lerei 4 e se aguentar 5 paginas, hehe

Diogo da Costa Rufatto disse...

Miserável, ou a gente troca gostos mesmo ou isso aqui não vai longe...

Ricardo disse...

Calma rapaz é apenas opiniao

Postar um comentário