quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Star Wars - O Livro

A alguns anos atrás, em uma cidade muito nem tão longínqua assim...

Eu adquiri um livro chamado "Herdeiros do Império" de um, até então, desconhecido Timothy Zahn. Na minha inocência eu achava que o tal Timothy era realmente o escritor do romance original de Guerra Nas Estrelas e o George Lucas era só um produtor que tinha se dado bem com um romance desconhecido. O tempo passou e eu aprendi a verdade. Que lucas havia escrito TODOS os filmes (incluindo os novos, mas parece que não roteirizou todos) e que o Timothy só havia escrito alguns livros do tal "universo expandido". A verdade só começou a chegar as minhas mãos quando o livro "Guerra nas Estrelas" me foi apresentado. Depois disto acabei perdendo o contato com o proprietário do livro e não pude mais vê-lo (o livro) até agora...

Capa da Mini-Série Império do Mal
Na semana passada consegui aquilo que, eu pelo menos, considero uma raridade. Uma edição de 1976 do tal livro. Está meio surrado o coitado, mas perfeitamente legível por isto devorei-o em um final de semana. Literatura rápida com poucas páginas (182 apenas) porém cheias de aventura como o filme. Não vou entrar em detalhes sobre como é a história apenas algumas pinceladas sobre os itens "a mais" que devem ser vistos:

1 - Alguns capítulos são dedicados a apresentar os amigos de Luke Skywalker. Biggs e uns outros desconhecidos aparecem com mais detalhes aqui.
2- Por algum motivo que eu desconheço Obi-Wan Kenobi é conhecido como Velhi-Ban Kenobi
3- C3P0 e R2D2 são Pezero e Erredois, respectivamente. Alguns anos depois a tradução de Império do Mal seguiria esta mesma idéia.
4- Darth Vader está em pé de igualdade com Moff Tarkin. Ao menos não é um capacho como no filme.
5- São 4 esquadrões de caça que atacam a Estrela da Morte e Luke é o Azul 5, não o Vermelho 5.
6- As cenas de incesto entre Luke e Leia estão mais escancaradas.

Imagem da capa do livro
Existem outros detalhes que talvez deveriam ser vistos mas em prol do prazer da leitura aos demais confrades irei me calar neste tocante.

Devo entretanto dizer que a leitura foi, devo dizer, excitante. Do primeiro ao último capítulo o livro me manteve cativo e voraz e tirando os nomes diferentes nada me distraiu ou conseguiu estragar o prazer da leitura. A edição foi meio, como direi, porca. Algumas linhas tortas, páginas mal cortadas e umas rebarbas na capa que, claramente não são originadas por maus tratos.

A entretanto algo que deve ser ressaltado e, talvez deveria ser levado as mãos do Sr. Lucas.

Como visto na página 90 do livro:
HAN ATIRA PRIMEIRO!

2 comentários:

Ricardo disse...

E a pergunta que nao quer calar, Darth Vader ainda estava no lado Negro ou ja tinha passado para o Lado Sombrio no livro? hehe

Cassiano Dal Pizzol disse...

Neste livro Darth Vader é o "supreme Black Brother of the galaxy"

Postar um comentário