segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Breve Historia do Mito

A Historiadora da Religião, Karen Armstrong, autora de vários livros sobre religião e mitologia, discorre brevemente(alias como indica o titulo) sobre os mitos através da historia, desde os primórdios da presença humana na terra, ate a modernidade.

Nestas pouco mais de 130 paginas Karen começa falando desde o que seria um mito, passa brevemente sobre os mitos Paleolíticos e Neolíticos, a importância dos mitos nas primeiras civilizações, a transformação dos mitos de agrícolas em urbanos, depois chegando ao chamado período Axial, onde se consolidaram as religiões monoteístas e os principais princípios filosóficos que norteiam o mundo ate hoje, esta Era(900 AC-200 AC) é onde surgiram homens como Confúcio, Buda e Jeremias, sobre este período Karen se debruçou mais detidamente em seu livro A Grande Transformação, que este leitor dedicado já esta enfrentando e futuramente escrevera neste mesmo bat-blog.

Os períodos que se seguem ao Axial são de consolidação(200AC-1500) e o da grande transformação Ocidental(1500-...) que envolve a reforma religiosa e a modernidade cientifica.
Gostei do livro, primeiro dos livros dela que leio, já tendo mais 3 na fila a espera.

2 comentários:

Cassiano Dal Pizzol disse...

Este livro em questão me lembrou (por descrição) o livro que deu origem a Guerra nas Estrelas "O Herói de mil faces".

Quando eu puser as mãos nele vou avaliar.

Bushido disse...

E depois de ler, vai emprestar pro cunhado, né? UAHEUAHEuaEHaeUheAUhea

Gostei do review desse "Breve História do Mito"... Assim que conseguir emprestado com alguém pretendo lê-lo. Assuntos desse tipo me atraem, mesmo que seja só prá falar mal dos defeitos das religiões modernas... hehehe

Postar um comentário