terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Proposta

Quem me conhece sabe que sou o tipo de pessoa que gosta de ler. Leio de tudo, desde bula de remédio até livro de cálculo avançado (este último sem muito afinco devo admitir).

Acontece que nos últimos tempos eu percebi que tenho tido um comportamento padrão, diria até uma preguiça em sair do lugar comum nas minhas leituras. Leio sempre ficção, manuais técnicos e gibis e só. Aí que um dia, durante uma janta dos "pé grande" (sim, no singular mesmo) veio a idéia:

E se nos obrigássemos a ler um livro diferente e postássemos opiniões sobre eles em um lugar comum?

O debate foi rápido e em pouco tempo tínhamos a idéia que hoje começou a caminhar, a confraria da leitura. Um grupo de amigos que iria ler livros decididos em consenso e iria publicar resenhas (ou como Diogo nos sugeriu, ensaios) sobre os livros lidos (ok, eu ainda tenho que descobrir a diferença entre ambos).

Nosso primeiro livro é “Clarissa” do grande mestre Erico Veríssimo. Devo confessar que os trabalhos “adultos” do Érico estariam em baixa na minha lista de “por ler”. Não me entendam mal, eu respeito o seu trabalho e tenho até vergonha de confessar que nunca li nada “sério” da obra dele mas posso dizer, aí com um certo orgulho que foi Érico que me colocou no caminho que hoje estou. Quando estava na pré escola (ou seria primeira série, não lembro) houve um evento na minha escola em que diversos livros do Érico foram vendidos para os alunos, lembro-me que comprei o livro As Aventuras do Avião Vermelho. Li este livro tantas vezes que havia até um ritual para isto, me sentava entre os sofás, colocava as almofadas como encosto e viajava por todos os cantos do planeta (e fora dele) com o Fernando e seu aviãozinho vermelho.

Quando, esta tarde, eu percebi que o autor do meu primeiro livro era o mesmo autor da obra selecionada para começar a confraria devo dizer que fiquei animado em começar a lê-lo. Se alguém queria um sinal de que começamos bem, aí está ele. Municionado com estes pensamentos, me despeço. Tenho um livro para ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário